quinta-feira, 16 de julho de 2015

Time out

Talvez não haja muita gente que saiba, mas de vez em quando eu preciso de desligar... não só de ir de férias e desligar do trabalho, mas desligar de tudo e de todos... não atender chamadas, não responder a e-mails e mensagens, não abrir o whatsapp, o instagram ou o facebook!

Não é uma coisa que me aconteça com frequência, mas volta e meia lá aparece esta necessidade de me refugiar no meu mundo! Em tempos idos, quando as responsabilidades eram outras, consegui responder a esta necessidade e, numa tentativa de "esvaziar" o cérebro, desliguei por uns dias. Quando voltei à realidade senti-me renovada, pronta para "encher" novamente o cérebro e regressar à rotina do dia-a-dia!

Era disso que eu precisava agora... desligar os telemóveis e fechar o computador, cortar todas as formas de comunicação com o mundo e entrar em modo "me, myself and I". Infelizmente, a fase da vida em que estou não me permite tomar medidas tão radicais (o meu chefe ia achar imensa graça a isso! #not) e tenho de fazer este processo de introspecção de outra forma! Como com a família há obrigações que não podemos falhar, quem tem sofrido (ainda que sem se queixar) são os amigos... comunicações restringidas ao mínimo indispensável e presenças limitadas apenas às ocasiões importantes. Obrigada pela paciência!

E enquanto as férias não chegam, para rematar este processo com muito descanso e muito sol, vou estando por aqui, em modo presente mas ausente!

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dicas da nutri #8: As férias e a "dieta"!

Férias!!!!! Tão desejadas!! Mas…má altura para as “dietas”! Gelados, sangrias e cocktails, as esplanadas com os aperitivos e digestivos….! Nas minhas consultas ouço muitas vezes a pergunta “E agora? Como é que vai ser nas férias?” Gostava de poder dizer que podemos fazer férias também dos cuidados alimentares, mas infelizmente isso não é possível. Uma semana é tempo mais do que suficiente para provocar estragos (por vezes severos) no peso. Por outro lado também não vamos passar esse período obcecados com a dieta! Temos de encontrar um equilíbrio. Aqui vão as minhas recomendações para desfrutar das férias sem que isso ponha em causa todo o esforço dos meses anteriores. Objetivo: (pelo menos) MANTER o peso!

  • Fazer refeições regulares (levar para a praia fruta, iogurtes, triângulos de queijo light, bolachas, para fazer uns snacks durante o dia);
  • Manter os cuidados com a hidratação: 1,5L de água por dia (eu sei…é chato ter de andar a correr para a casa de banho! Mas faz toda a diferença!);
  • Optar por grelhados (esta é uma época propícia aos churrascos!) acompanhados por uma boa salada (atenção e moderação nas quantidades de Hidratos de Carbono no prato!!); 
  • Deixar a Bola de Berlim para o último dia de praia; 
  • Os gelados são refrescantes, saborosos e por isso muito apelativos nesta época do ano, no entanto são também bastante calóricos. Devemos ter alguns cuidados na escolha dos gelados:
    •  Prefira os sorvetes de fruta (atenção! sorvete é diferente de gelado de fruta!);
    •  Evite aqueles que têm na sua composição leite condensado, chocolate, bolacha, natas…
    •  Os gelados light podem ser uma boa alternativa. Esteja atento e compare os rótulos – normalmente têm menos açúcar e menos gordura (normalmente o leite usado é magro e não têm natas)
  •  No que se refere a bebidas, opte por sumos light ou sumos naturais (quem me conhece sabe que uma das primeiras coisas que recomendo é que se retirem os sumos, sejam eles quais forem! Mas em épocas especiais, medidas especiais e…do mal o menos!). Algumas dicas:
    •  Ice Tea: faça chá de limão (saquetas de chá de limão ou casca de limão) ou de outro aroma a gosto, deixe arrefecer, adicione adoçante a gosto e rodelas de limão para aromatizar. Coloque no frigorífico a refrescar ou adicione cubos de gelo.
    •  Limonada: esprema o sumo de limões, adicione água e cubos de gelo. Se necessário, adoce com adoçante. 
    •  Faça uma infusão com 1 saqueta de cidreira/tília, 1 casca de laranja, 1 pau de canela – deixe repousar 5 minutos e retire os ingredientes em infusão. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico.
  •  Saladas, aperitivos e petiscos:
    •  Substitua a maionese, mostarda, ketchup e outras misturas calóricas, por molhos à base de azeite, vinagre, sumo de limão, iogurte natural, cebola, alho, ervas aromáticas (1 colher de sopa de iogurte natural batida com 1 fio de azeite e vinagre balsâmico, temperado com orégãos – óptima alternativa à maionese); 
    •  O marisco, lulas e polvo podem ser óptimos ingredientes: são muito saborosos e POUCO CALÓRICOS. Devem, contudo, ser ingeridos com moderação devido ao seu elevado teor em colesterol.

Aproveite o tempo livre e MEXA-SE. Compense os excessos gastando mais energia! 
“Ah, mas na praia, eu não páro!” Ótimo! Mas para além disto, reserve uns 30 minutos do seu dia para treinar: nade, caminhe, corra,…há tanto para fazer!




Marta Alves
Nutricionista

terça-feira, 14 de julho de 2015

Esta semana há festa!!!

As aulas ainda não acabaram, mas vai haver festa.

O Pedro Crispim e a Raquel Prates juntaram-se para escrever uma pequena bíblia da moda e eu, como aluna e fã, não podia faltar à festa!!


Quem está por Lisboa, pode aparecer!





Dia: 16 de Julho de 2015
Local: 39aconcept Store (loja da Raquel Prates na Rua Alexandre Herculano nº 39A)

A Alfacinha

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Parabéns, Xika!!!

2015 – 2003 = 12
Doze. São os anos que nos juntam; 30 são os que tu tens… feitas as contas já contamos algumas primaveras (algumas porque houve ali uma interrupção!!!). Quis o destino que as nossas vidas se cruzassem muitas vezes – obrigada Sr. Destino. Pelo segundo ano consecutivo não vou conseguir dar-te o abraço e o beijo que tanto mereces! As minhas desculpas!
Parabéns minha amiga do <3… aquela que me apoia, que me clarifica as dúvidas! Parabéns por estes 30 anos de sabedoria e de crescimento constante! Parabéns por seres a mulher que és!
E nunca é demais agradecer…. Tudo o que me ensinas todos os dias!
Mais uma vez parabéns!
[30 anos não dói nada!!! Juro!!!]
[não me esforcei em procurar uma foto contigo, porque sei que não podem ser públicas ;)]
Mafalda



Tentei fazer um exercício de memória e localizar o início da nossa amizade... mas a verdade é que não consegui! Não porque contemos demasiados anos (nunca são demais, certo?), mas porque cheguei à conclusão que fomos entrando devagarinho na vida uma da outra, como quem não quer a coisa.
Contigo aprendi a ver sempre o lado positivo das situações, aprendi a não me levar tão a sério e (que a Mafalda não me oiça!) que de vez em quando sabe bem relaxar e andar de fato de treino! :) Obrigada pela paciência, pelos raspanetes e pelas noites no Tendinha! ;)
Parabéns e sê bem-vinda!!! #vaiquéteu
Helena