sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dicas da nutri #11: Assim ou assado... ou cozido... ou grelhado???

Existe alguma confusão em torno dos termos relacionados com os métodos de confecção.

Durante alguns anos, parte da minha actividade profissional incluiu aplicar questionários de frequência alimentar. E vocês estão a pensar neste momento… “say what?”. São questionários usados para estudar os hábitos alimentares de uma população. Uma das questões iniciais era “Que tipo de confecção privilegia quando cozinha carne/peixe?”. A maior parte das respostas caía no “cozido” ou “grelhado”. Quando perguntava se colocava um fio de azeite no tacho para a carne “não pegar”, a resposta era maioritariamente “sim, claro!”

“Só como cozidos e grelhados… grelhados com um fio de azeite para o bife não colar!”

Há muita coisa mal nesta frase:

1º - Não precisa comer só cozidos e grelhados (há muitas formas de confeccionar os alimentos de forma saudável sem ser só cozer ou grelhar).
2º - Grelhar com um fio de azeite? Então está a fritar!

Vamos começar por clarificar alguns termos:

- grelhar: colocar o alimento em brasas, chapas ou frigideiras (preferencialmente anti-aderentes) bem quentes SEM adicionar qualquer tipo de gordura!!
- estufar em crú: NÃO FRITAR A CEBOLA!!, mas refogá-la lentamente em água SEM adicionar gordura e colocar o alimento de imediato. Juntar ervas aromáticas  e especiarias, legumes,… e deixar cozinhar em lume brando no recipiente fechado (depois deixo-vos a minha receita de frango estufado com legumes). No final da confecção, se necessário, juntar um fio de azeite, já depois de o fogão estar desligado. O objectivo é não deixar a gordura atingir temperaturas elevadas!

Para usar menos vezes:

- assar: temperar previamente os alimentos com uma marinada e conservá-los no frigorífico, retirar todas as peles e gorduras visíveis dos alimentos, colocar os alimentos numa assadeira (com cebola na base ou não) e cobri-los com a marinada. Regar com um fio de azeite. Assar lentamente no forno já aquecido. Repararam na questão da gordura? Um fio de azeite... e não pôr os alimentos a nadar no azeite!
- saltear: não deixa de ser um frito! Legumes salteados? Legumes fritos! É de evitar mas, quando o fizer, adicionar uma quantidade muito reduzida de gordura. Sugestão? No caso dos legumes, cozê-los e assim que escorrer a água adicionar o fio de azeite e alho picado e envolver logo, sem levar de novo ao lume!

Cozer ou cozinhar a vapor são também boas soluções. O importante é VARIAR, para não cair na monotonia!


Imagem via google.pt


E como prometido, a receita do frango estufado:

Retirar a pele do frango e todas as gorduras visíveis. Reservar. Num tacho, colocar a cebola picada (normalmente junto também alho picado), o tomate partido, salsa, courgette e cenoura aos cubos. Colocar o frango e regar com vinho branco e um copo de água. Colocar o tacho ao lume (em lume brando) e… deixar estufar!

Tão simples, tão rápido e tão prático!



Marta Alves
Nutricionista

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

TAG - conhecendo novos blogs!

A Leonor do Na Cadeira da Papa desafiou-nos para participar nesta tag, que consiste em responder a 10 questões colocadas por ela e, de seguida, colocar 10 questões a outros bloggers. O objetivo é conhecer e dar a conhecer outros blogs!

Como aqui no estaminé somos 4 mocinhas, algumas destas questão serão respondidas individualmente, por isso não estranhem se as respostas ficarem um bocadinho longas!

1. Qual o "porquê" do teu blog?

UB&UF - Tal como contámos no início do blog, o Uma Bica & Um Fino nasceu da amizade da Helena, da Mafalda e da Vanda que, mesmo depois de a Mafalda se mudar para Lisboa, falavam (quase) diariamente sobre tudo e mais alguma coisa. Sendo três pessoas tão diferentes umas das outras, cada uma trazia o seu contributo a estas conversas e achámos que seria interessante partilhá-las com as outras pessoas.
Da moda às poupanças, tudo tem lugar nesta conversa que por aqui se vai tendo!
A chegada da Kuka, mais tarde, veio reforçar os objectivos e equilibrar as contas... duas no norte e duas na capital.



2. Qual a maior revelação que o teu blog te fez?

UB&UF -
 O nosso blog ainda é pequenino (só tem 8 meses) mas já nos permitiu perceber o quanto a internet, nomeadamente os blogs e as redes sociais, influenciam a nossa vida e as nossas opiniões. Hoje em dia, toda a gente tem opinião acerca de tudo!



3. O que fazes para trazer novos conteúdos para o blog?


UB&UF -
Não é fácil mas tentamos andar sempre a par das novidades; temos uma série de revistas e jornais online onde vamos pesquisando. Outra coisa que fazemos é não andar com a cabeça para baixo - o segredo é estar sempre de olhos bem abertos!



4. O que gostarias de alcançar com o teu blog?


UB&UF -
Nunca tivemos a intenção disto ou daquilo; o que queríamos era mesmo manter a nossa união! O resto é sempre bom! :)



5. O que te leva a seguir um blog/página?


Helena -
 Vários factores. Primeiro, o tema tem de me interessar (claro!). Depois, acho que tem a ver com a forma como o(a) autor(a) escreve... se eu gostar de forma como ele/ela escreve, então acabo por criar alguma simpatia pelo blog/página e passo a ser seguidora. Se houver imagens/fotos à mistura, tanto melhor! Por exemplo, o que me cativa nos (vários) blogs sobre casamentos que sigo não são propriamente os textos, mas sim as bonitas imagens que os fotógrafos conseguem captar de um dia tão importante na vida de duas pessoas!


Kuka - Confesso que não passo muito tempo a seguir blogs. Normalmente são elas que falam de posts e comentam e vou lá espreitar. Não sou uma fiel e diária leitora...

Mafalda - Tal como a Helena, o tema base é muito importante, no entanto tenho alguns blogs na minha lista que não sou tão regular; procuro muita coisa: novidades, temas ligados ao meu trabalho, mas também assuntos relacionados com o marketing, política e novidades sobre a capital. ;)

Vanda -  Eu basicamente sou viciada em internet... portanto sempre que vejo um blog que me chama à atenção pelos temas ou estilo de escrita, vão para uma lista que abro pontualmente. Quando fico viciada, tornam-se em links de abertura diária a par dos jornais do dia. (Sim, eu me confesso.) 



6. Qual foi a maior surpresa (boa ou má) que a vida adulta te trouxe?

Helena - A vida adulta mostrou-me que não adianta fazermos planos a longo prazo. Isso é bom ou mau? Não sei! Apenas sei que a minha vida aos 30 anos está muito longe daquilo que eu imaginei que iria ser, quando tinha 18.

Kuka - Aprendi a lidar com vários tipos de pessoas e descobri que não agradamos sempre a todos. E não vale a pena tentar agradar a todos. Senão... o que seria do amarelo?? :)

Mafalda - A minha vida adulta veio muito tarde; fui muito miúda até MUITO tarde ("cenas" da vida). Aprendi a não programar muito, apesar de não estar muito longe daquilo que tinha na minha cabeça com 20 anos. A ver vamos o que a vida me dá (ou eu dou a mim mesma), no próximo ano!

Vanda - Nada correu como planeado, portanto estou sempre a receber surpresas. Boas ou más, ao menos tenho sempre coisas para discutir com as minhas miúdas!



7. Qual a tua maior paixão na vida?

Helena - O meu sobrinho! Eu sei que soa lamechas, mas não há nada que pague um telefonema a meio do dia só porque "o G. ainda não parou de chamar pela Lena desde que entrou no carro!".
Para além disso, organizar eventos! :)

Kuka - A minha família. E trabalhar num laboratório! (projecto que está infelizmente na prateleira por falta de emprego neste país...)

Mafalda - A minha família e o meu trabalho.

Vanda - Família =)



8. Qual o hábito diário do qual não prescindes?

Helena - Tomar pequeno almoço! Não consigo de sair de casa sem comer, mesmo que a seguir vá tomar pequeno almoço ou ao brunch com alguém. Eu sei, é paranóia minha, mas tem de se passar algo muito errado para eu dispensar esta refeição do meu dia!

Kuka - O meu leite com chocolate é sagrado. Começar o dia sem ele implica só poderem falar comigo meia hora depois de acordar.

Mafalda - Cuscar as vidas alheias nas redes sociais. ;)

Vanda - Café. Muito. A várias horas do dia. (Não sei como é que a Kuka não falou nas torradas com manteiga!!!)


9. Se pudesses mudar algo no mundo, o que seria?

Helena - Agora sinto-me uma autêntica Miss! ;) Fora de brincadeiras, se pudesse mudar alguma coisa no mundo seria o facto de, hoje em dia, as pessoas se tratarem mal umas às outras com uma facilidade inacreditável. Basta que o outro não concorde com a nossa opinião e, pumbas!, cá vai de insulto porque se eu penso desta forma, então toda a gente também tem de pensar!

Kuka - Criava as aulas de Respeito e Educação Pessoal obrigatórias desde a primária até ao último ano de escolaridade obrigatória.

Mafalda - Ai!!! esta é fácil: multas, muitas multas para as faltas de respeito e de educação. Não suporto!

Vanda - Aqui se vê que eu não tenho jeito para Miss. A minha primeira ideia de resposta era impedir o Sean Parker de conhecer o Mark Zuckerberg para o Facebook não ser criado. (Apesar de o usar diariamente, ando aqui num duelo pessoal com a coisa.). Não sei o que mais dizer, a não ser que gostava de fazer mais por mudar as coisas de que não gosto.



10. Se pudesses andar 10 anos para trás, o que dirias a ti própria?

Helena - Estuda mais! No futuro, não vais pular de alegria porque passaste com 10 a várias disciplinas do curso!

Kuka - Miúda, vais ter desafios para aceitar, uma nova cidade para viver. Segue os teus instintos. :)

Mafalda - Não vais mudar o mundo de ninguém, mas não tenhas medo de mudar o teu!

Vanda - Vamos ao Tendinha? :D


Instruções para participar na tag:
1. Responder às questões colocadas por quem te nomeou.
2. Podem criar 10 questões diferentes, ou apenas algumas, ou usar as mesmas.
3. Marcar 3 a 10 pessoas para responderem a essas questões e, claro, avisá-las da nomeação.


Os blogs que nomeamos:
Lace-it-girl
Parmim
My Fashion Script

As perguntas a que devem responder são as mesmas que nós respondemos! :)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Socorro, tenho de fazer o jantar!! #2: Conchiglioni Recheada Por uma Universitária

Sou fã do Blog Na Cozinha de Uma Universitária. Sou uma stalker no instagram, babo-me a ver as fotografias e quero todas os utensílios de cozinha. Para além disso, quero experimentar todas as receitas que por lá andam (bacalhau cru com paprica incluído).

Uma das receitas que andava mortinha por experimentar era a Conchiglioni Recheada com Salmão fumado e Requeijão, esta beleza aqui em baixo:

(Link para a Receita Original com indicações perfeitas)

Pois que sucede que eu e o meu excelso andamos num verdadeiro Masterchef cá por casa, com intensos duelos munidos de receitas da internet. Eu estava preparada para dar uma abada quando ele entrou a pés juntos.. mas já falamos nisso.

Em linhas muito gerais, porque juro que seguirem a receita original é a melhor forma de não cometer erros, a receita é mais ou menos assim:

  • Cozer a massa.
  • Misturar salmão fumado cortado com requeijão e temperar.


  • Caramelizar os cogumelos com manteiga (pequena maravilha que tenho usado como acompanhamento para outras coisas).
  • Na mesma frigideira e ainda com os sucos dos cogumelos, adicionar tomate triturado com um pouco de água e temperos, para apurar em lume brando.



  • Ter um fiel aspirador de cozinha que apanha todo e qualquer pedaço de cebola, cogumelo ou qualquer coisa mesmo, que cai ao chão (esta parte é opcional).



E aqui entrou a sabotagem do meu excelso. Pedi-lhe para fazer as compras e disse-me que não havia as conchas. "Traz a maior que tiver aí porque são para rechear".

Quando cheguei a casa, o homem tinha trazido "tubinhos"!!!! Como é que eu vou rechear esta cena pah?

E como podem ver na imagem... a base da travessa leva o tomate e por cima a massa recheada. Durante os primeiros 10 minutos tive paciência para encher os Rigatonis (parte inferior da fotografia), depois desesperei e abri os restantes colocando o recheio e deixando a parte aberta para cima.

Depois é só colocar os cogumelos e queijo ralado por cima, deixando no forno por cerca de 15 minutos. Ao sair do forno, colocar umas folhas de manjericão fresco por cima.


Podia ter corrido mal, mas a receita é tão boa, que o sabotador não saiu vitorioso. Estava simplesmente divinal.


A minha obra Prima.


Nota 10.

Supera lá isto, Masterchef da Internet!!!

Xika

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O lencinho vai na mão... (ler a cantar...)

Um dos acessórios essenciais para este Outono/Inverno é o lenço; não falo de echarpes nem cachecóis... lenços mesmo, ao estilo dos escuteiros! Desde miúda que sou muito fã deste acessório, pois ajuda a completar um look de forma elegante e diferente. Ao pescoço ou mesmo atacado na alça da carteira, usem e abusem! Toca a atacar o armário das avós, tias ou mães, ou lojas de segunda mão...ou então as lojas do costume! ;)










Imagens via pinterest.com

A "alfacinha"

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O que é que Lisboa tem #3: Garrett 47

Desde o inicio do mês de Setembro que o número 47 da  Rua Garrett (Chiado) tem novos habitantes, um novo restaurante - decorem este nome Garrett 47.

Foi na passada sexta-feira, depois de mais um dia de trabalho duro que decidi fazer uma visita a este espaço; na verdade não fui eu, foi a minha estimada mãe, porque tinha lido a critica na revista Visão. 





A entrada é extremamente convidativa: tons claros, frases sobre vinho e a figura do "Sr. Sandeman" mesmo em frente à porta. 



Ao cimo das escadas, a primeira "imagem" é a da cozinha o que torna o espaço mais honesto (sim... para mim ver a cozinha é sinal de limpeza, e honestidade.....cenas da minha cabeça). O espaço em si já era nosso conhecido, pois eramos clientes do restaurante anterior, mas mesmo assim ficamos surpreendidas com a beleza e simplicidade e com a quantidade de detalhes de decoração que completam o local. 



Como ainda era cedo não queríamos propriamente jantar; na verdade o que sabíamos que era indispensável era um copo de vinho - dois copinhos de Papa Figos para abrir. A carta está dividida em: tábuas, petiscos, rotas - a melhor parte (não foi a que experimentamos) pois é composta por entrada, prato e sobremesa de uma determinada região do nosso Portugal, carne e peixe, saladas e sobremesas. 

Optamos pelos petiscos: um prato de ovas de bacalhau e pimentos (4€), morcela com azeite de alecrim (3,5€) e salada de polvo (4€), pão/tostas (1.5€) e o vinho (2x4.5€).


Não posso deixar de referir um aspecto que para mim é fulcral num espaço novo: o atendimento  - um obrigada ao David por nos ter recebido tão bem! Vamos voltar, é certo!

A "alfacinha"

terça-feira, 13 de outubro de 2015

EDP e as tomadas inteligentes

A EDP lançou à pouco tempo uma campanha de oferta de tomada inteligentes.

Ora... Poupanças e coisas de graça na mesma frase?? Tou!

Por isso mandei vir a minha tomada inteligente. E chegou hoje.



O conceito? Poupar energia evitando que se deixem os equipamentos em stand by. Ou seja, a tomada é uma quíntupla onde se liga na primeira tomada o equipamento que fica em stand by (o computador, por exemplo). Nas restantes ligam-se tudo o resto (impressora, carregadores de telemóveis, e por aí fora). Quando o computador entrar em stand by, a tomada desliga todos os outros aparelhos. Quando se reactivar o computador, todos os aparelhos ligam-se também.

Cá por casa vamos experimentar mas na televisão. O sistema de som, as consolas e o carregador do telemóvel ficam nas tomadas secundárias. Dizem que se poupa ao final do ano na conta da electricidade.

Outra opção a este tipo de tomadas são as tomada com botão on/off. Mas nessas temos que nos lembrar de a desligar à noite ou quando saímos. Confesso que me esqueço várias vezes mas dizem que é uma questão de rotina. :)

Não sei se ainda estão disponíveis estas tomadas no site da EDP mas é uma questão de irem lá espreitar!

:)

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dicas da nutri #10: Mudam as estações...

Adeus Verão… adeus sol quente, praia, esplanadas… adeus comida leve, adeus saladas, adeus grelhados…

Ao contrário daquilo que oiço muitos clientes dizerem, acho a altura do Verão fantástica para se iniciarem as mudanças de hábitos alimentares e o exercício físico. Apetecem coisas frescas e leves (um peixinho grelhado com uma boa salada a acompanhar e de sobremesa uma peça de fruta, das muitas que no Verão temos à disposição), o tempo convida a sair de casa e facilita a prática de actividade física, bebe-se mais água… o processo está todo facilitado.
Com o Outono, chegam as chuvas, o frio, a vontade de comer comidas mais calóricas (o que resulta de uma resposta natural do corpo)… apetece ficar em casa, deitado no sofá com a mantinha em cima das pernas. ERRO!! DESCULPAS!!

Vamos lá falar a sério! Não adianta fazer dieta 3 meses durante o ano, se depois passamos os restantes 6 meses a “enfardar” e os últimos 3 a ganhar coragem para regressar aos bons hábitos!

No que respeita à alimentação, aproveitem o tempo mais frio para começar as refeições com uma sopa quentinha (Atenção, sopa de legumes! Canja, caldo verde ou sopa da pedra não são sopas! São refeições completas!). A sopa de legumes deve ser feita só com legumes (o que exclui batata, massa, arroz) e por isso acaba por ser um alimento muito pouco calórico e reconfortante ao mesmo tempo. Quanto ao prato principal, não apetecem tanto as saladas? Coza os legumes, asse-os no forno (ficam uma delícia!) – Helena, tens de dar uma das tuas receitas! – inclua-os no arroz ou na massa… sim, porque não é preciso excluir os Hidratos de Carbono das refeições; tem é de os consumir com moderação (importante a consulta de nutrição para perceber quais as quantidades indicadas ao seu caso). Cozidos, grelhados, mas também estufados (em cru), assados no forno (em papelote, por exemplo)… importante variar, para não saturar! Num próximo post falo-vos mais em pormenor sobre os métodos de confecção.

Imagem via google.pt

Depois temos a questão do exercício físico! Não é a minha área de especialização e por isso não me vou debruçar muito sobre este assunto (“cada macaco no seu galho”), mas não posso deixar de vos dizer que as condições climatéricas não podem ser desculpas para não praticar exercício físico. Como já devem ter percebido, pratico exercício físico com regularidade e intensidade. Ginásio, treinos de corrida outdoor… Eu saio para correr mesmo que esteja a chover! (Pode perfeitamente sair para uma caminhada com umas botas impermeáveis e um guarda-chuva) E se realmente está muito mau tempo, há outras soluções: personal trainer, ginásio, passadeira ou bicicleta estática em casa, piscinas municipais…várias soluções para vários gostos e diferentes carteiras.

Há uns tempos, alguém me disse “Quem quer arranja força de vontade e tempo! Quem não quer… arranja desculpas!” Não podia concordar mais!


Marta Alves
Nutricionista

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Cenas de Gaja #8: Desafio Activia

Há 15 dias atrás (mais coisa, menos coisa), mostrei na nossa página do Facebook o desafio que estava a iniciar, o desafio Activia​. Este desafio consistia em consumir (pelo menos) um iogurte Activia por dia, durante 14 dias e agora que está a terminar, venho falar-vos da minha experiência.

Antes de ser seleccionada, eu não era consumidora desta marca pelo que não tinha qualquer expectativa relativamente aos produtos que iria experimentar. Acho que isso foi um ponto positivo, pois assim comecei o desafio de mente aberta e receptiva a tudo.

Com os cupões na mão, fui ao supermercado e, dentro da oferta limitada que esse supermercado tinha, resolvi trazer comigo os iogurtes líquidos da gama Suavíssimo, nas variedades frutos silvestres e tropical, e os iogurtes sólidos da gama Fusion (iogurte em cima e dupla camada de fruta em baixo), na variedade framboesa e líchia.


Para início do desafio, estes iogurtes foram uma boa escolha... são cremosos e têm um sabor muito bom. Contudo, como estou habituada a consumir iogurtes magros, achei que estes era um bocadinho doces demais para mim! 

Então, na hora de ir renovar o stock, decidi ir a um supermercado maior (um hipermercado, vá!), pois tinha a certeza que aí iria encontra maior variedade de produtos... e não me enganei! Os escolhidos desta vez? Líquidos da gama Zero, na variedade lima limão, e sólidos da gama Cremosos no sabor framboesa mirtilo 0%.

Os líquidos de lima limão são óptimos... muito frescos, menos densos que os outros e têm raspas da casca de limão. São, sem dúvida, os meus preferidos. Os cremosos de framboesa mirtilo são também muito bons, dando-nos uma sensação de "gordice" quando os comemos devido à sua textura, mas sem o peso na consciência, pois têm 0% de matéria gorda.

Ficaram por experimentar muitas variedades das diferentes gamas, mas uma que não me escapa, mesmo sem desafio, é a variedade noz/aveia da gama Cremosos... ouvi dizer maravilhas e fiquei com muita vontade de experimentar!

Activia Sólido Pedaços x4



Para além do lado organolético deste desafio, ou seja experimentar as diferentes texturas e sabores das várias gamas de iogurtes da Activia, há o lado funcional. Sim, aquele que vemos anunciado na televisão, que promete ajudar a melhorar a nossa digestão. E a verdade é que, dois dias depois de ter começado este desafio, comecei a sentir a diferença na minha digestão e no trânsito intestinal. Para saberem mais sobre este tema, podem consultar o site da Activia ou o vosso médico ou nutricionista.

Quero só lembrar que, como é óbvio, estes iogurtes não fazem milagres sozinhos e, para que se sinta o seu efeito, é necessário que o seu consumo seja enquadrado numa alimentação saudável e equilibrada.


Helena


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Aquilo que tem que morar no nosso armário #1

Eu "alfacinha" confesso: sou uma cabeça no ar. Quando este blog começou eu "prometi" aqui que ia ajudar as leitoras (e leitores) a ter no armário todas as peças que são consideradas "essenciais". Esta semana, enquanto arrumava algumas coisa no meu armário, fez-se luz!!!

Via pinterest.com

Começamos pela camisa branca; eu admito que ando um bocado viciada nesta peça de roupa, mas vamos lá ver: o ideal é ter uma, de boa qualidade, com bom corte e que assente corretamente em todas as partes do nosso troco (principalmente nas maminhas).

Esta da Zara tem um preço aceitável e desempenha bem o papel de "camisa branca básica".


Zara 19.95€

O problema de comprar uma camisa é que depois pode tornar-se um vício e vamos em busca de variações desta peça!

Zara 29.95€
Zara 25.95€
Zara 25.95€

Claro que existem mais lojas com camisas deste tipo, mas a Zara continua a ter, na minha opinião, uma grande variedade e produtos de qualidade.

Via pinterest.com



A "alfacinha"

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Dicas da nutri #9: Pão??? Sim, obrigado! Estou de dieta!

"O que engorda não é o pão, é o que colocamos nele!"…Bem…Sim e Não!

O pão pode (e deve!) fazer parte da nossa alimentação, e não engorda mais ou menos do que outro alimento, se for consumido inserido num plano alimentar estruturado e na quantidade ajustada às nossas necessidades energéticas. E é tão bom!!

Contudo, devemos ser criteriosos na escolha do pão: no tipo de pão e no TAMANHO do pão! No que respeita ao tipo de pão, devemos dar preferência aos pães mais escuros (centeio, mistura…). Têm um teor de fibra mais elevado, promovem uma maior saciedade e o teor de açúcares simples é mais reduzido. No que diz respeito ao tamanho do pão, temos aqui uma questão importante. Aquilo que consideramos uma dose de pão normal, é um pão de 50g. Atualmente, muitos dos pães (principalmente os mais escuros), têm pesos que rondam as 90g, ou seja, são quase 2 pães!!!! Solução? Atenção aos rótulos (no pão que compramos no hipermercado, vem marcado o peso por unidade), comprar pães mais pequenos ou em último caso, comer só meio pão.

"Mas tem de ser simples? Que desconsolo!", estão vocês a pensar!

Não, não precisa de ser simples, mas há opções mais interessantes do que outras. Deixo-vos, de seguida, informações sobre o que evitar e as alternativas mais equilibradas:

- Evitar manteigas ou margarinas. Podem usar em substituição um fio de azeite (atenção à quantidade!!! Um descuido pode traduzir-se num aumento marcado do valor calórico).
- Evitar enchidos e fumados – pode usar o fiambre de peru/frango (evitar as mortadelas, mesmo as de aves).
- Evitar compotas açucaradas. Existem, no mercado, compotas com a designação “Sem Adição de Açúcar” (marcas como St. Dalfour, Prisca, marca branca Pingo Doce, entre outras), que são uma boa opção. Pode também, em casa, cozer fruta (pêra, maçã,…) com um pau de canela e uma casca de laranja, reduzir a fruta a puré e usar para rechear o pão.
- Evitar queijos gordos. Preferir queijo fresco, queijo de barrar light (tipo Philadelphia®), queijo fatiado magro (com percentagem máxima de 25% de matéria gorda no extracto seco, idealmente abaixo de 10% – esta informação aparece no rótulo), os triângulos de queijo light (tipo A Vaca Que Ri®) ou o queijo Quarck.

Imagem via voucontarate3.blogs.sapo.pt

Seguir uma dieta, não significa passar fome ou perder o prazer em comer. Significa optar por rotinas saudáveis e equilibradas que ao mesmo tempo sejam fáceis e agradáveis.


Marta Alves
Nutricionista