segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dicas da nutri #4: I just can't believe the loveliness of loving you*

Da próxima vez que pedirem um café, olhem para aquele pacotinho (que quase parece) inofensivo de açúcar e pensem…."puffff…que desperdício de energia!". De facto, são calorias perfeitamente vazias que podem ter um impacto severo em termos metabólicos, promovem o aumento do peso e da gordura corporal e têm ainda a capacidade de provocar adição! E é um vício perigoso: legal e acessível a todos nas mais variadas formas!


Imagem daqui

Não, não precisamos daquela energia proveniente do açúcar, seja ele branco, amarelo ou mascavado. Os açúcares de que efectivamente precisamos, vamos buscar a outros alimentos!

"Ah, mas o meu corpo de vez em quando pede açúcar, uma coisa doce…" Pois, mas se assim é, é porque ou não estamos a fazer uma alimentação equilibrada… ou então não é o corpo que pede, mas as nossas emoções!

"Mas eu uso menos de meio pacote de açúcar!" Então se usa tão pouco, se calhar já não precisa de nenhum!

"Nem me peça isso! Não consigo tomar café sem açúcar" Tanta coisa mal nesta frase!! Conseguimos tudo! Só temos de estar motivados e empenhados num objectivo! Não duvidem! E café sem açúcar…bem…é tudo uma questão de hábito! MESMO! 

Vou-vos deixar a minha experiência! Colocava dois pacotes de açúcar na meia de leite, gostava do chá e do café muito docinhos… E então tomei a decisão: Vou deixar de usar açúcar! Troquei todo o açúcar do chá e leite por adoçante (e já sei que o adoçante é assunto que dá pano para mangas, por isso deixo para outro post) e depois fui reduzindo. De tal maneira que um dia esqueci-me de colocar adoçante e pensei “Afinal, não é assim tão complicado!” O café, bem, o café foi mais complicado. Quando engravidei cortei com todo o adoçante e aí é que foram elas! A primeira semana, não vou mentir, foi difícil. MUITO!! Hoje, se colocar açúcar, já não consigo tomar!

Se pensarem no seu valor calórico, 1 pacote de açúcar tem cerca de 32kcal. Parece pouco (se multiplicarmos pelo número de cafés, meias de leite, chás, etc., que tomamos por dia, se calhar passa a ser mais significativo). Agora somem todo o açúcar presente em iogurtes, sumos, bolos, bolachas, cereais de pequeno-almoço, alguns pães… deixa de ser só significativo e passa a ser assustador!

Muito ou pouco, deixem de centralizar as vossas preocupações no valor calórico de um alimento, mas sim na forma como o nosso corpo vai utilizar esse mesmo alimento! E o nosso corpo usa o açúcar para, entre outras coisas, GERAR GORDURA! E aquelas gordurinhas localizadas na barriga e na anca chateiam-nos tanto…


Marta Alves

Nutricionista

*Título roubado desta música

2 comentários:

  1. Como apreciador de café, dou muito mais valor ao café sem açúcar. Foi uma decisão difícil mas comecei a gostar muito mais de café quando deixei de adicionar o açúcar. E mais, hoje em dia recomendo vivamente amigos e familiares a deixarem DE VEZ de colocar açúcar no café, leite, meia de leite, chá, chá com leite, cevada e outros que tais.

    Gostei bastante da Dica da Nutri e fico à espera de mais :D

    Beijinhos

    www.perfectskin.pt
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Primeiro estranha-se. Mas depois nunca mais se volta a por açucar no café. E o café sabe muito melhor sem açucar! Foi das melhores decisões que tomei. :)
    Beijos meninas!

    ResponderEliminar