quinta-feira, 16 de abril de 2015

O que é que o Porto tem? #2: Onde não precisas de ter dentes!

Quem esteve atento ao nosso mural do Facebook viu que na passada sexta feira aconteceu a primeira reunião oficial do blog! Sim, pela primeira vez em 2 meses de existência do blog (já!!!), as três mocinhas conseguiram juntar-se, sem a presença de apêndices, para debaterem questões aqui do estaminé! Estes ajuntamentos a 3 têm sido raros, agora que a Mafalda está em Lisboa, e só mesmo um motivo muito forte conseguiu fazer este milagre! Passamos a explicar:

No início de Março, recebemos um convite para conhecer um espaço recente na praça portuense, o restaurante Portu's. Nenhuma de nós conhecia este espaço, mas como somos meninas bem educadas aceitámos o convite e marcamos um jantar para a vinda seguinte da Mafalda ao Porto.

O espaço, situado  numa típica rua da Ribeira bem perto do Rio Douro, não é muito grande, o que faz sentido, já que o objectivo é fazer com que nos sintamos em casa. Fomos recebidas como princesas pelo Rui (dono/responsável de sala/empregado de mesa, ou seja, homem dos sete ofícios) e pela Rafaela (a sua querida mulher), que tomaram as rédeas da nossa refeição e trouxeram para a mesa aquilo que acharam que mais nos iria agradar.

As entradas foram servidas num prato de ardósia: morcela, pimentos padrón, dois tipos de queijo, e alheira; ao lado, um prato com as tão nossas azeitonas.



Depois veio o céu... ai desculpem...o prego no prato. Já conhecíamos outros locais que servem esta iguaria, mas, e JURAMOS que não é publicidade, garantimos que foi o melhor prego no pão com queijo da Serra que já comemos - e não vamos desconstruir isto porque não faz sentido!!!




Ainda tentamos perceber: será do pão? do queijo? da qualidade da carne? NÃO!!! É mesmo TUDO. Não sabemos explicar o paladar daquela carne e o quão tenra era (sim, pessoas sem dentes...podem ir comer o prego!!!).

Para finalizar o Rui brindou-nos com um pão-de-ló de Ovar caseiro feito por uma amiga com mãos de fada - divino!




Ah! Desculpem... têm toda a razão! "Beberam água??!" Pois claro que não! Sugestão do "chefe": Zé do Telhado (Douro).




A noite não terminou na última colher de pão-de-ló. A conversa foi tão boa que já passava da meia noite quando voltamos a casa, quentinhas que só elas, com a garrafa de ginjinha que ficou por nossa conta. Obrigada ao Rui e à Rafaela pela noite tão boa e claro, à Sónia pelo convite.

Prometemos voltar até porque ouvimos dizer que a feijoada é de chorar por mais e ao Domingo há regueifa!!! Quem ficou com água na boca?


Rua dos Mercadores, n.º 10/12 - Porto
Contacto: 222031147

2 comentários: