quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cenas de Gaja #5: Eu e a queda (e as unhas fracas)

Quando era mais nova ouvi dizer (algumas vezes) que aos 25 anos o corpo mudava - nunca fui muito nessa cantiga até ao dia em que EFECTIVAMENTE vi diferenças!!! Na verdade não foi SÓ porque fiz 25 anos: o facto de estar a terminar uma fase decisiva na faculdade também ajudou (o meu sistema nervoso afecta muito o meu corpo tanto ao nível da pele como o sistema hormonal). Até terminar a licenciatura tinha um cabelão que "deus me livre".... depois disso entrei em declínio! Tenho queda de cabelo todo o ano.. cai no Inverno e Verão, Primavera e Outono; de manhã, à tarde e à noite!!! Uma miséria!! Durante alguns anos experimentei quase todos os champôs, tratamentos de farmácia e blá blá blá.... nada funcionou!

Tenho umas unhas "de caca"; quando era mais nova e até aos tempos de faculdade roía as unhas; durante a vida académica nunca usava luvas e os reagentes caíam nas minhas mãos e era aquilo que se sabe! São fracas, partem à mínima coisa - trabalhar no retalho não ajuda.

Há cerca de dois anos, numa visita à capital fui ao cabeleireiro da minha mãe e foi-me aconselhado o uso de um pó que se vende nas farmácias que ajuda tanto o cabelo como as unhas. Na altura lembro-me de ela me dizer que não era nada fácil de tomar porque o sabor era muito intenso e também não era barato. Lá fui eu em busca do pózinho milagroso a uma farmácia e apresentaram-me uma lata, tipo aquelas do leite em pó das crianças, no valor de aproximadamente 38€ (depende da altura do ano em que se compra - por vezes vem com um champô da marca, incluído). Confirmei o sabor estranho e achei que não ia conseguir usar aquilo - "bonito!!! 38€ para o lixo". Passei uns dias sem tomar e pensei em juntar ao iogurte da manhã... Sucesso!!!! O sabor continua a sentir-se mas muito menos intenso!! Ao fim de 15 dias (uma colher todas as manhãs) já notava diferença no cabelo - ao escovar ele já caía menos; ao fim de um mês as unhas tinham um aspecto mais saudável. 





Nunca mais quis outra coisa: em alturas mais críticas faço duas caixas seguidas; se não, paro durante um ou dois meses e volto à carga. Quando o trabalho "aperta" e me descuido mais da alimentação esta "latinha" é a minha aliada!!

A recomendação é tomar três vezes ao dia - eu tomo uma vez e parece-me suficiente! O Ecophane existe também em comprimidos e champô, mas o pó actua de uma forma mais rápida.

Aviso: A Helena não conseguiu tomar, por exemplo!!! Eu herdei uma caixa quase nova, uma vez!! Se não quiserem estar a dispensar esse valor aliem-se a uma amiga ou familiar e comprem a meias, para ver se se adaptam!!!

A "Alfacinha"


Sem comentários:

Enviar um comentário