quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Eu e o leite... o leite e eu!

Leite. Aquele alimento básico que não pode faltar na minha despensa e no meu frigorífico. Adoro leite e quem me tira a minha (grande) chávena de leite e cereais ao pequeno almoço, tira-me tudo! (Verdade seja dita, quando a preguiça ataca, esta é também a minha receita para o jantar!).

Mas já há algum tempo que eu andava a ponderar experimentar alternativas à versão animal... não pelos milhentos estudos que dizem que o leite de vaca faz mal à nossa saúde, mas porque sabia que esta mudança me podia ajudar a resolver alguns desconfortos, como chegar ao final do dia com a barriga inchada.

Andei vários meses à procura de uma receita de leite vegetal que não fosse muito complicada de fazer e que, principalmente, não me consumisse muito tempo e dinheiro. Sim, porque me recuso a dar 2 euros e tal por um litro de leite. Esta busca nunca foi bem sucedida porque as receitas que encontrava na internet pediam sempre que pusesse a aveia/arroz/avelã/amêndoa a cozer durante sabe-deus-quanto-tempo e mais não sei quantas coisas.

Estava quase a perder a esperança de encontrar "A" receita, quando fui de férias... e aí todo um novo mundo se abriu! Uma das pessoas com quem fui de férias é vegetariana e faz o seu próprio leite de aveia, com uma receita exactamente como eu queria... fácil e rápida! Como é óbvio, pedi-lhe logo que partilhasse comigo esse pequeno tesouro.

A receita original é do livro "Comida vegetariana para quem quer poupar", da Gabriela Oliveira, mas a versão feita pela Joana e a versão depois adoptada por mim não seguem à risca a receita original. A primeira vez que fiz o leite em casa segui a versão da Joana mas não correu muito bem... que é como quem diz, não gostei do sabor do leite e tive muita dificuldade em bebê-lo! Da vez seguinte, resolvi fazer uma alteração e até hoje é esta a versão que eu faço:

Ingredientes (a medida que tenho em casa é 1 chávena = 250 ml):
1 chávena de flocos de aveia
4 chávenas de água
1 colher de sopa bem cheia de mel


Preparação:
Coloco os flocos de aveia numa taça com água e deixo de molho durante o dia (ponho os flocos a demolhar de manhã antes de sair de casa e faço o leite ao final do dia). A receita original diz, no mínimo, duas horas.


Quando vou fazer o leite, escorro a água de demolhar e coloco a aveia no liquidificador, juntamente com a água e o mel. Bato durante 2 minutos na velocidade máxima.


Enquanto o líquido bate, preparo a "estação de filtragem". Uma taça grande (pode ser a mesma onde a aveia demolhou para não sujar mais loiça), um coador e um pedaço de tecido tipo musselina. Deito o líquido no coador e deixo coar. 
NOTA: a aveia vai entupindo os poros do tecido, pelo que pode ser preciso "incentivar" a filtragem apertando a aveia no pano, como se fosse um rebuçado.


Por fim, é só passar o leite para uma garrafa e servir! O leite conserva-se no frigorífico até 3 dias (tal como o leite de vaca depois de aberto), e tem de ser agitado sempre que se vão servir pois cria um depósito de aveia no fundo da garrafa.


Este leite pode ser servido simples ou, por exemplo, com 1 colher de cacau em pó (sugestão da receita original). Eu ainda não consigo beber o leite simples e, por isso, faço um batido com fruta para ajudar a disfarçar o sabor. Contudo, acho que é uma questão de tempo até me habituar a este leite, tal como me levou algum tempo a habituar ao leite magro (quando há muitos anos atrás deixei de beber leite meio gordo).

Ah, e a verdade é que já noto diferença nos desconfortos que sentia!

Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário