quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

De manhã é que se começa o dia!

Para além de ser a refeição mais importante do dia, o pequeno almoço é também a minha refeição preferida! Quando era miúda fazia birra se não tomasse o pequeno almoço... mesmo que acordasse quase à hora do almoço, nada me sabia melhor do que o meu leite e os meus cereais!

E assim foi durante quase 30 anos da minha vida... o pequeno almoço era, de forma geral, uma grande chávena de leite com muitos cereais a acompanhar! Com o passar dos anos, e com a irmã nutri a "melgar" o juízo, este duo maravilha foi sofrendo alguns ajustes: o leite passou de meio gordo a magro e os cereais deixaram de ser aqueles em forma de estrela para darem lugar a cereais com menos açúcares.

Se bem se lembram, aqui há uns tempos falei-vos da minha decisão de deixar de beber leite de vaca e partilhei convosco a minha receita de leite de aveia. Pois que isso é tudo muito bonito, mas há dois problemas: primeiro, eu sou uma pessoa muito preguiçosa por natureza e ter de fazer leite a cada 3 dias não é aquilo que mais me apetece. Segundo, agora no inverno sabe-me bem beber algo quente de manhã e estes leites vegetais ficam com uma textura estranha quando são aquecidos! Posto isto, tenho recorrido ao chá (ou às infusões) para ter o elemento quente no meu pequeno almoço, acompanhado por pão torrado com compota.

Mas, já que estou numa de quebrar hábitos, achei que seria interessante variar o acompanhamento do chá. Este foi o mote para me perder no Google e no Pinterest à procura de sugestões que fossem rápidas, económicas e saudáveis.

Esta sugestão que vos vou apresentar, não foi a primeira a ser testada, mas tem honras de primeira a aparecer aqui porque, de todas, é a que consome menos tempo de manhã. Estou a falar das overnight oats. Quem nos segue no Facebook, na semana passada pôde acompanhar o processo de produção das minhas primeiras overnight oats, e agora partilho convosco a receita que utilizei, que adaptei daqui.

Fiz assim (quantidades para 1 pessoa):

Num frasco, que aproveitei de uma compota, coloquei 3 colheres de sopa de flocos de aveia e 4 colheres de sopa de leite de arroz (podem usar qualquer tipo de leite - animal ou vegetal - ou até água). Deixei repousar uns minutos para a aveia começar a embeber o leite. 
Sobre a aveia coloquei 1 maçã pequena ralada na hora (podem colocar qualquer fruta ao vosso gosto - frutos vermelhos, morangos, banana em rodelas, kiwi, manga em pedaços…) de modo a formar uma camada uniforme. Por cima da maçã, coloquei uma camada de iogurte grego sem açúcar (2 colheres de sopa). Fechei o frasco com a tampa e coloquei no frigorífico durante a noite.


Na manhã seguinte, por cima do iogurte, coloquei algumas sementes de linhaça e um kiwi partido em pedaços pequenos. As receitas mandam, normalmente, misturar todas as camadas antes de comer, mas eu quis experimentar sem misturar, para conseguir saborear as camadas individualmente.


Quando preparei as overnight oats, estava com receio que a aveia ficasse muito empapada... eu odeio papas (de toda a espécie e feitio)! Mas, talvez porque usei flocos de aveia integrais, a aveia ficou embebida na medida certa... fazendo um paralelo com a massa, ficou al dente, o que lhe conferiu uma textura agradável. Também a maçã ralada manteve a sua textura crocante e serviu como agente refrescante da mistura.

Entretanto, já repeti a receita mas em vez de pôr maçã ralada, pus meia banana em rodelas. Ficou mais doce que a primeira e, talvez por isso, não gostei tanto desta versão.

Outras coisas que podem adicionar às vossas overnight oats:
- Outras sementes (chia, sésamo, abóbora, girassol)
- Frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs….)
- Canela em pó
- Raspa de lima, limão ou laranja
- Açúcar, mel ou adoçante

Como este post já vai um bocadinho longo, deixo as minhas outras sugestões para outros posts.
Bom apetite!

Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário