terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Dicas da nutri #13: "E o que é que o seu filho come?"

No outro dia fiz queques de iogurte para a festa de Carnaval da Escola do Guilherme (para que ainda não adivinhou, o Guilherme é o meu filho de 2 anos). Nesse dia passou o jantar a pedir-me um “bollo, mamã”. Disse-lhe que no fim da refeição completa podia comer um (refeição completa, lá em casa, implica sopa, prato principal e fruta). Assim foi. Acabou de comer a banana e dei-lhe meio queque de iogurte. Deu uma trinca, disse “é bom mamã”, pousou e pediu “mais banana mamã!”.

Não sou daquelas nutricionistas que diz que o alimento preferido do seu filho são os brócolos, ou que o Guilherme nunca experimentou bolachas. Não é verdade. Da mesma forma que sou preocupada com a minha alimentação, sou MEGA preocupada com alimentação do Guilherme, mas isso não significa que seja fundamentalista (já perceberam que não sou).




Estou convicta de que os gostos dos nossos filhos são fruto daquilo a que os habituamos. Se uma criança perceber que a refeição começa sempre com sopa, que há sempre legumes no prato, que a fruta é a sobremesa, que o pequeno-almoço é leite/iogurte natural (“coitadinho!”) e pão…então vai gostar de todos esses sabores. Claro que isso implica trabalho da nossa parte: fazer a sopa, dar tempo para as crianças comerem (e não apressar a hora da refeição porque já está tudo atrasado e queremos é que eles vão dormir), resistir quando, perante uma birra apetece arrumar o prato de comida e dar um biberão de leite, acordar com tempo de tomar um pequeno-almoço (e não levar um pacote de batatas fritas ou um bolo de arroz e um leite achocolatado para comer no infantário – verídico e muito frequente!).

Há alguns anos atrás assisti a uma cena que não hei-de esquecer. Estava sentada numa pastelaria, quando entrou uma mãe e o seu filho de aproximadamente 6 anos. Ouvi a mãe perguntar-lhe o que queria lanchar, ao que ele respondeu “Um pão com fiambre e água”. Da parte da mãe, recebeu um “Um pão com fiambre? Olha para a montra com tantos bolos bons! Come um bolinho! Pede um sumo”. Coitadinho, ia agora comer um pão com fiambre na pastelaria!!! Água? Bebe antes um sumo (aqui está uma das coisas que realmente consta na minha lista de A EVITAR A TODO O CUSTO!!!).

Dou a oportunidade de o Guilherme provar tudo, sem insistências. Quais são os doces preferidos dele? Bolacha Maria e cereais Estrelitas…como os olhos dele brilham quando ao fim-de-semana lhe dou uma caixinha com Estrelitas !!!!! Se vamos lanchar, pede pão, porque é aquilo que nós comemos também. Tenho a certeza que se comêssemos bolos em vez de pão ele também iria querer!

A alimentação saudável dos nossos filhos? O combate à obesidade infantil? Tem de partir de nós, pais. Nós somos o exemplo que eles vão querer seguir.


Marta Alves
Nutricionista

2 comentários:

  1. Muito bem Martita, tens tanta e tanta razão! Se assim o fizermos desde o começo, eu direi que depois é mais fácil, depois é natural. E sem dúvida que os nossos hábitos, neste caso alimentares, são uma lição preciosa para a vida dos nossos filhos. Obrigada por esta partilha tão rica. Luísa Brito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lu!! No próximo post vou partilhar algumas sugestões de lanches que já partilhei contigo! Para miúdos e graúdos!

      Eliminar