quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

De manhã é que se começa o dia! - parte II

Isto de não ser blogger profissional tem destas coisas... de vez em quando, ficamos com o tempo mais apertado e os posts aqui no estaminé ficam em stand by! Mas nós não nos esquecemos de quem nos acompanha... e eu não me esqueço das promessas que faço!

No meu último post, mostrei-vos a minha receita de overnight oats, a primeira das minhas sugestões para alternativas de pequeno-almoço. Nesse mesmo post, prometi que vos traria mais sugestões e aqui estou eu para cumprir a minha promessa!

Esta segunda alternativa é um bocadinho mais consumidora de tempo de manhã, mas nada que impeça de a fazermos na hora para saborearmos ainda quentinha! Estou a falar da crepioca.

A crepioca é um crepe (fácil de adivinhar, não?) que, ao invés de farinha de trigo, é feito com farinha de mandioca (mais conhecida como polvilho) e, por isso, não tem glúten. Quem me chamou a atenção para este conceito foi a Mafalda e depois disso fiz muita pesquisa na internet e algumas tentativas para encontrar a melhor receita.

A receita onde me baseei (encontrada no instagram da Vanessa Alfaro) utiliza 1 ovo e 1 clara, mas como eu não gosto de desperdiçar nada e não me imagino a gastar 1 ovo para aproveitar só a clara, fiz uma ligeira adaptação! Cá vai:

No copo da varinha mágica (ou no liquidificador) coloco 1 ovo, 2 colheres de polvilho azedo e 2 colheres de sopa mal cheias de iogurte grego. Misturo tudo com a varinha mágica e coloco numa frigideira untada com um bocadinho de azeite. Deixo cozinhar em lume brando de ambos lados (o segundo lado leva sempre menos tempo a cozinhar que o primeiro).


Uma vez que esta receita não leva açúcar nem sal, a crepioca pode ser depois recheada de forma salgada ou doce, como eu fiz neste caso: uma camada fina de compota de morango (o equivalente a 1 colher de sobremesa) e uma banana cortada às rodelas. 


É uma receita óptima para começar o dia, mas também serve na perfeição para um almoço ou jantar leve!

Fica, ainda, a faltar uma última alternativa para o pequeno-almoço, mas essa vem depois! :)

Helena

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Caro(a) anónimo(a), tal como digo no texto, o polvilho azedo não é mais do que farinha de mandioca.
      Este é um produto com origem brasileira, mas que pode encontrar em super e hipermercados junto às farinhas.
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Ups... foi uma leitura cruzada e não reparei. Desculpa. E obrigado pela resposta.
      Paula :)

      Eliminar
    3. Sem problema, Paula! Quando em dúvida, é sempre melhor perguntar. :)

      Eliminar