quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tenho um casamento e agora? #1

Quando nos convidam para um casamento começamos a pensar no que vestir, no que calçar, no presente a oferecer... Normalmente esse convite surge cerca de 6 meses antes do enlace e existem aspectos que devem ser tidos em conta:

  1. Hora da cerimónia
  2. Local
  3. Se a cerimónia é ou não formal (se tiverem muita confiança com os noivos, ou pelo menos um deles, podem fazer aqui como a alfacinha e enviar directamente uma mensagem a perguntar se existe algum tipo de roupa, ou tom, que a noiva não quer que se use).
  4. Se, como convidado, vai ter alguma função - imaginem que vão ser madrinhas/padrinhos ou damas de honor (que por cá não é tão comum) convém que o vosso look seja mais cuidado.
Depois de revista esta lista, chega a altura de escolher a roupinha. Existem mulheres que se preocupam pouco, outras o suficiente e umas que se comportam como se fosse o casamento delas!! 
Na realidade temos todas que nos preocupar o suficiente, mas no fundo podemos ir como nos apetece (e quando eu digo "como nos apetece" digo mesmo; o que se irá passar durante o dia da boda também depois só nos afeta a nós - se formos demasiado informais não é elegante, fica feio e dá aspecto de que não estávamos nem aí para o dia mais importante dos noivos - mas mesmo assim continuamos a poder ir "como nos apetece").

Apetites à parte vou dar-vos a minha "modesta" opinião: não vão em modas!!! Isso mesmo.... não vão!!! "Ai, mas este ano a moda são as riscas e as flores!". Certo! Mas não quer dizer que eu vá com um vestido "à horto do campo grande". O que eu quero dizer com isto é que se formos muito "à modinha" corremos o risco de estar todas de igual e o casamento parecer a parada do colégio lá do sitio - as meninas de flores, os meninos de fatinho escuro!!
Ora, a opção é simples: menos é mais! Eu explico:

- se a opção for um vestido com padrões (depois de revista a etiqueta e termos a certeza qual é a altura do vestido apropriada para a hora), podemos recorrer a uma modista/costureira - pode efectivamente ficar um bocadinho mais caro, mas é adaptado ao vosso corpo, feito para vocês e o risco de haver igual é mínimo! Neste caso os acessórios serão poucos, bem como o cabelo também não deve ser muito trabalhado.

- se a opção for um vestido liso, podem optar por comprar um básico numa loja mais económica e "exagerar" nos acessório - esta opção pode ser MESMO a mais económica, já que hoje em dia as lojas estão carregadas de coisas giras e nada caras (percam algum tempo à procura de peças especiais e não tenham vergonha de entrar em lojas que metem medo! Garanto-vos que podem ficar MUITO surpreendidas com as compras que fazem). Se optarem pelo vestido liso, também podem apostar nuns sapatos mais XPTO, mas depois tenham em atenção os restantes acessórios - num casamento não queremos ver pessoas em modo "árvore de Natal!"

- se optarem por utilizar um look com duas peças (o que a mim me parece MUITO bem), existem alguns cuidados: ou focamos na parte de cima ou na parte de baixo. Imaginem que se apaixonaram por uma saia toda trabalhada com um tecido TODO giro, quando forem escolher uma parte de cima terão que ter em conta que terá que ser básica e de apenas uma cor, já que a "rainha da festa" é a saia! O mesmo acontece se encontraram um top/blusa/camisa toda gira e cheia de padrão: as calças ou saia terão que ser sobre o liso, claro está.

De resto usem a imaginação (e o Pinterest) mas acima de tudo usem o bom senso! Se foram às compras sozinhas podem sempre pedir opinião às funcionárias (elas não estão lá só para dobrar roupa!!!) ou então à senhora que está na cabine do lado - como vendedora já vi GRANDES reuniões de pessoas que não se conheciam! Acima de tudo divirtam-se e pensem sempre que se foram convidadas, são pessoas especiais!!

(esta semana ainda volto com uma sugestão!!)


Mafalda

Sem comentários:

Enviar um comentário