segunda-feira, 30 de março de 2015

Primavera = Arrumações

Calma, não se preocupem que não me vou pôr aqui a falar de Feng-shui e organização dos armários da sala. Exacto..acertaram...vou falar-vos de roupeiros.

Uma das memorias que tenho da minha infância está ligada à arrumação das nossas roupas: quando a minha mãe tirava um dia inteirinho para arrumar o armário era sinal de que algo estava a mudar! :)

pinterest.com

Com a chegada do bom tempo começamos a querer usar a roupa que durante uns largos meses esteve em caixas ou numa outra parte do armário e por isso podemos usar esta altura para organizar, arrumar e descartar algumas peças. Cá em casa funciona assim:
  1. Se não vesti esta estação vai para o monte da roupa para dar - sim, eu dou a roupa que não usei a não ser que seja uma peça que eu ache que vai usar-se daqui a algum tempo, mas em regra, dou.
  2. Manter no armário a maioria dos vestidos - Eu não uso roupa de malha muito grossa, portanto a maioria dos vestidos que uso no Inverno passam para o Verão, excepto, claro, aqueles MESMO fininhos com flores e rendinhas de Verão que não me aquecem no Inverno.
  3. Casacos de algodão (aqueles básicos de botões) vivem todo o ano no armário 
  4. Tshirts que tenho todo o ano na gaveta, nestas alturas podem ter três destinos - usei e está em bom estado? Permanece na gaveta; usei pouco mas ainda está em bom estado? vai para o monte de roupa que serve para o ginásio; não usei? Monte para dar.
  5. Experimento as calças todas para ver se me servem ou não - tenho (alguns) pares e normalmente nos saldos aproveito para retocar o stock, portanto nesta altura existem sempre alguns pares que podem ser "dispensados" ou transformados em calções.
  6. Verifico se todas as camisas brancas estão em bom estado - manchas, botões, etc.
  7. Os sobretudos vão todos fazer uma visita à lavandaria, bem como os corta-vento e blazers; os abrigos normalmente estão num outro armário e  sempre à mão de semear porque nunca sabemos o que o São Pedro nos reserva, nem quando o "mais-que-tudo" se lembra de organizar uma viagem à Sibéria - por via das dúvidas, sempre prevenidas.
  8. Quanto ao calçado. as botas são limpas e arrumadas em caixas - devemos colocar papel dentro das botas de cano alto para ficarem sem marcas, de um ano para o outro. De resto, passo as sandálias para um lugar mais próximo e mantenho as sapatilhas. As sabrinas também estão ao alcance o ano todo, já que uso as mesmas seja Inverno ou Verão.
Confesso que cada vez tenho menos roupa especifica de uma determinada estação.

Nestas alturas também aproveito para arrumar roupa interior e meias - depois segue-se um passeio à Primark para renovação de stock ;)

Para o fim deixo as carteiras. Há uns anos atrás a minha mãe ameaçou-me quando comprei uma carteira: "Mafalda, compras essa mas chegas a casa e dás pelo menos uma". Com o passar do tempo o número de carteiras foi reduzindo drasticamente já que passei comprar de forma inversamente proporcional à que dou, o que tem tornado o ambiente familiar mais calmo.

Vá..agora levantem-se das cadeiras, ponham uma boa música a tocar, abram as janelas e tratem do vosso armário!!!


Deixo-vos uma sugestão de companhia musical!! ;)


Mafalda

Sem comentários:

Enviar um comentário