terça-feira, 10 de março de 2015

O meu guia para não ser uma dona de casa desesperada (ou outro Artigo sobre Poupanças)

Se estiveram atentos nas leituras, já perceberam que aqui as três mocinhas são adeptas das poupanças, sejam elas na forma de colocar dinheiro num mealheiro (ou numa conta bancária ou num investimento, tanto faz) ou na gestão inteligente das nossas economias.

Gerir as economias de forma inteligente é aproveitar os saldos para comprar peças lindas para vestirmos, mas não só... também é sabermos fazer as melhores escolhas na hora de abastecer o frigorífico e a despensa.

Quem compra a comida lá de casa, sabe que este é o departamento para onde vai uma grande fatia do nosso orçamento mensal e, por isso, é sempre bom conhecer alguns truques para nos ajudar a poupar algum dinheiro. Eu sou muito vossa amiga e vou partilhar com vocês algumas das "regras" que eu aplico na gestão da minha cozinha.

1. Aproveitem as mercearias (ou talhos ou peixarias) que existem ao pé de vossa casa. Normalmente, aqui conseguem arranjar produtos muito frescos, a preços mais acessíveis que nas grandes superfícies. Se tiverem disponibilidade, vão fazer compras no mercado da vossa zona; aí podem até encontrar frutas e legumes produzidos de forma mais natural, sem tratamentos químicos.

2. Para quem tem mesmo de recorrer às médias e grandes superfícies (por causa do horário de trabalho ou outras razões), o meu conselho é: aproveitem as promoções! Todas as semanas, os super e os hipermercados têm produtos em promoção, frescos ou de mercearia, que por não serem sempre os mesmos, também nos permitem fazer uma alimentação variada. Mas cuidado... comparem os preços promocionais com os originais para perceberem se a promoção vale a pena ou é um grande engodo! Ah, e não se esqueçam de aproveitar, também, os cupões de descontos.

3. Independentemente do local onde façam as vossas compras, optem por produtos da época. Por serem produzidos em grandes quantidades, estes tendem a ser mais baratos. E porque são da época, são mais saborosos. Quem já tentou comer morangos em Dezembro, sabe do que eu estou a falar!

4. Quem nunca comprou um ramo de salsa que não usou até ao fim e acabou por deitar fora, que se acuse! Pois... já nos aconteceu isto a todos pelo menos uma vez, certo? Uma forma de evitar que isso aconteça é cultivar as ervas em casa. Um cantinho com sol e alguma água é tudo o que precisam para terem as vossas ervas aromáticas preferidas à disposição durante todo o ano, com um pequeno investimento! 

5. Não comeram o pão todo que compraram anteontem? Não faz mal! Torrem o pão no forno ou na torradeira e, depois de frio, ralem na picadora. E...acabaram de fazer o vosso próprio pão ralado!!! Como é vosso, ainda o podem personalizar com alho em pó, ervas aromáticas secas ou queijo ralado (parmesão ou da ilha). Tem as mesmas aplicações que o pão ralado de compra, mas é ainda mais saboroso!

6. Aproveitem os caldos de cozedura (por exemplo, o caldo de cozedura do bacalhau, camarão, legumes, carne ou peixe). Congelem em caixinhas com a indicação da quantidade ou em sacos de gelo, para depois usar à medida em sopas ou arrozes.

7. E por falar em congelar, sabiam que há todo um mundo de produtos que podem ser congelados se não forem consumidos em tempo útil? Claras de ovo (em caixinhas com indicação do número de claras) que depois podem ser utilizadas, por exemplo, em omeletes ou merengues, o sumo dos limões de onde usaram só a raspa (em couvetes do gelo) e as natas que não se usaram (sim, podem congelar-se e assim têm menor probabilidade de se estragarem do que se ficarem no frigorífico) são alguns exemplos.

8. Reaproveitem sobras. O que sobrou do frango assado do almoço, pode ser uma frittata ao jantar; os legumes que ninguém quis cozidos, terão um novo interesse salteados em azeite, alho e ervas aromáticas e até peixe grelhado pode ser reaproveitado para uma salada.

9. Utilizem a fruta madura (e que normalmente já ninguém gosta) para fazer compotas. São óptimas para barrar nas torradas do pequeno almoço, mas também fazem um bonito presente DIY!

10. Regularmente, façam uma inspeção à despensa. Não deixem que os produtos cheguem ao fim da validade.

Agora lanço-vos um desafio: ajudem-me a aumentar esta lista e partilhem as vossas dicas de poupança! 

1 comentário:

  1. Planear as refeições permite poupar tempo e dinheiro. Fazer a mesma base de sopa, dividir e depois juntar legumes diferentes permitirá ter duas sopas diferentes no mesmo tempo que se cozinha uma. Cozer vegetais (por exemplo grelos) e usar a água de cozedura para cozinhar uma massa ou um arroz.
    Se os tomates estão a ficar demasiado maduros ou estão mesmo tocados, aproveitar para fazer um molho de tomate “natural” para acompanhar uma massa. Aproveitar o que for possível dos tomates. Picar uma cebola um dente de alho. Colocar num tacho de fundo largo com azeite e refogar até a cebola amolecer. Corte o tomate em pedaços o mais pequeno possível e juntar. Deixar cozinhar em lume brando com o tacho tapado por 25 minutos. Temperar. Pode-se guardar no frigorífico e é usável no espaço de 3 dias.

    Uma limonada com folhas de hortelã, um chá diferente gelado, um mazagran além de ser mais saudável é mais barato que qualquer refrigerante.
    Algo que vale a pena comprar em promoção são os detergentes. Não são produtos perecíveis, usam-se sempre e, havendo espaço, vale a pena comprar em quantidade.

    Gelados caseiros são sempre também uma opção mais barata aos de compra, ainda que aí exista o gasto do tempo. Se o forno for grande o suficiente, e tiver uma divisória aproveitar o tempo de um assado para cozer uns biscoitos ou até mesmo para tostar frutos secos. A poupança no gás/electricidade nota-se.
    O pão seco também é óptimo para fazer uma açorda!
    Manufacturar presentes de aniversário, além de ser mais personalizado e mais valioso é também muito mais barato e a despesa anual em presentes de aniversário e/ou natal é considerável. Às vezes não é preciso ser uma artista é só mesmo ter imaginação ou fazer uma boa pesquisa no Google.

    ResponderEliminar